Porque fas iso livros?!

"Não sei ao certo quando minha loucura por livros se desencadeou, mas descobri que ia muito mais além de  uma pequena paixão, era amor desde sempre, eu sabia ."

Postagem:Laís Franco

 Talvez tudo tenha começado quando eu tinha uns 7, 8 anos. Tarde, eu sei, mas foi nesse momento que meu amor encubado por livros, talvez (Xi! Outro talvez!) tenha criado vida.
Minha mãe costumava ler pra mim todos os dias "A Bela e a Fera", e disse que chegava a ser insuportável, porque como eu disse, eram todos os dias.
Mesmo tendo passado parte da minha infância e início da adolescência sem um repertório grande de leitura(mais precisamente sem nenhum repertório), eu era completamente viciada em história. Na verdade sempre foi uma enorme paixão. Lembro-me até hoje de sentar no quintal de casa, folhear e ler os contextos históricos, que confesso, sabia de cor e salteado.
Estava na oitava série quando por algum lapso me vi frequentando a pobre biblioteca da escola.
Nunca conseguia escolher livro algum, quando em um belo dia de verão eu o vi, reluzente na prateleira ao lado das revistas. Era um livro bem bestinha, admito, me chamou a atenção. Desde então minha vida tem entrado em completo desespero literário.
Eu parecia um buraco negro da literatura, e sim, li praticamente todos os livros da pobre biblioteca da escola (reparem bem quando ressalto a pobreza da biblioteca).
Viajei e continuo viajando para vários lugares do mundo. Meu leque de possibilidade vem aumentado cada vez mais com o amplo conhecimento na cultura de lugares que visitei, mesmo que tenha sido fruto da minha imaginação.
Fico completamente encantada, de fato, quando consigo encontrar livros que me transportam, que me fazem sentir as emoções de todos os personagens, que me fazem torcer pela vitória ou pela derrota, ou então, de querer que a mocinha, depois de muitas e muitas desventuras venha a ficar com o mocinho.
O final não precisa ser feliz, porque se querem saber, as vezes é bom que a ficção se aproxime pelo menos um pouco da realidade, isso pessoalmente me dá esperança de que as coisas venham a ter salvação. Os livros podem decepcionar algumas vezes, de acordo com as expectativas de quem lê, mas em suma, eles são bem mais sinceros do que a maioria das pessoas. A decepção que por vezes eles causam, não doem tanto, ou mais do que a decepção humana.
Bem, eu nunca costumo julgar o livro pela capa(não mais pelo menos), acho que já passei dessa fase, afinal, os melhores livros que li em minha vida eram de capa de couro sem desenho algum(ou principalmente sem capa), ou até mesmo sem sinopse.
Aliás, não gosto muito de sinopses. Elas ajudam as vezes, mas atrapalham na maioria das vezes. Entendo que em alguns momentos você queira saber um pouco da história que está prestes a começar, mas poxa vida, o que é a vida se não um emaranhado de surpresas? Mesmo que o livro por vezes não valha a leitura, é mais uma bagagem acumulada em sua vida literária.
Você já leu Dostoievski? Kafka? Parabéns! Ler livros desses autores não te tornam mais inteligentes, ou superiores a mim. Só te tornam mais babaca em querer menosprezar outros tipos de literatura que não sejam do seu gosto, ou que você considera inadequadas e sem conteúdo. Porque você julga. Sim, preconceito literário é uma bosta.
E para finalizar, preciso comentar mesmo sobre o cheiro dos livros. Necessito.
Claro, nem todos tem uma fragrância agradável, isso é verdade, mas o fato é que entretanto, há um certo prazer em sentir seu cheiro mesmo assim.
Muitas vezes já li um livro apenas por seu cheiro ser indescritível. Podem me chamar de louca, mas acredito que algumas pessoas vão me entender.
Se você só lê porque sua professora passa trabalhos baseado em livros, ou então porque está estudando para o vestibular, para. Na boa. Tenta ler por prazer, ao menos tente. Você pode descobrir que gosta de ler sem ser por obrigação. Sua imaginação vai agradecer e você terá um repertório muito bom para futuras redações.

E ai, você é apaixonado(a) por livros? Quando e com qual livro essa paixão começou? qual o seu tipo preferido de livros? O que está lendo ultimamente?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falsa Testemunha| Karin Slaughter | Resenha

Sobre porcarias de pitacos que dão errado

A Cova da Minha irmã | Resenha