A história que mudou gerações do mundo.
Você que comemora o dia do Rock, pelo menos sabe como ele surgiu?
Não?
Então sente-se aqui que lhe contarei uma breve história que mudou gerações de todo o mundo.
Tudo começou no ano de 1985,quando o cantor irlandês Bob Geldof teve a idéia de fazer um evento beneficiente chamado Live Aid, que lotou não somente dois estádios por mais de 80 mil espectadores cada um,mais também com transmissão ao vivo para 1 bilhão de pessoas.
O evento contava com o apoio de mais de 100 artistas que tocariam de GRAÇA.
Nem preciso comentar que nos bastidores do estádio de Wembley,Geldof estava extremamente nervoso e com medo de qualquer possibilidade de que o evento fosse arruinado por alguma eventualidade.
Só se deu conta do seu estrondoso sucesso,quando foi erguido e admirado como um herói por Paul MacCartney e Pete Townshend.
Geldof se tornou uma das maiores personalidades e foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz,além de fazer com que o Live Aid fosse tão importante,tornando o dia 13 de julho o dia mundial do Rock.
“O Live Aid pode ter sido a minha grande obra, mas prejudicou totalmente minha carreira, a minha capacidade de fazer o que eu amo. Se não tivesse acontecido, tenho certeza de que eu teria sido capaz de fazer a transição do The Boomtown Rats a uma carreira solo como a do Paul Weller ou Sting”, disse o cantor em entrevista ao site Evening Standard em junho passado, 27 anos depois do festival.
Entretanto a essa confissão, o arrependido Geldof comenta que,“teria sido terrivelmente irresponsável se não tivesse promovido o show”.
A importância do Live Aid se confunde até com o conceito do Rock e supera inclusive, o evento realizado em Blangadesh,1971, de Georg Harrison,que foi considerado o primeiro evento de rock beneficiente de peso, e o Concert for Kapunchea,de Paul McCartney, em 1979.
Absolutamente o Live Aid foi a obra prima de Geldof.
Algum tempo depois,sentado no sofá de sua casa e deprimido com o fim de sua banda que fora varrida pelo sucesso do punk rock e new wave,se entregava a bebida tentando disernir o que fazer com o resto de sua vida.
Passava os canais da televisão se interesse,quando se deparou com um documentário sobre a seca extrema de um país africano,deixando milhões de cidadões da etiópia a sua própria morte.
Indignado por ver as pobres crianças brigando com corvos e urubus por migalhas de comida,decidiu que necessitava fazer alguma coisa para mudar isso. O que veio em sua mente porém,foi a gravação de um single para arrecadar fundos e combater a fome que assolava o nordeste africano.
E junto com o cantor Midge Ure,escreveram a música ' Do They know i'ts christmas?". Logo após,abriu sua agenda telefônica e lançou a idéia para amigos e amigos de seus amigos :Bono Vox (U2), Paul McCartney,Duran Duran,Frank goes to Hollywood entre outros.
Geldof deu uma entrevista, e outros artista que se interessavam por esse assunto,se juntaram,fazendo com que " Do They know it's Christmas" fosse um sucesso absurdo,com milhares de vendas para todas as partes do mundo.
Esse idéia foi copiada mais tarde pelo Estado Unidos com " We are the world" de autoria de Michael Jackson.
"O legado do Live Aid é impossível de ser medido. Foi muito além de um bem-sucedido festival musical beneficente. Virou sinônimo de festival de rock, de solidariedade, de cumplicidade, de comprometimento e de mobilização. O dia Internacional do Rock é apenas a face mais visível deste evento que teve impacto decisivo na história da humanidade." diz o blog Combate Rock.
Fonte: Estadão.
muito bomm....
ResponderExcluir