Deu problema? É só trocar!

  Por: Laís Franco


Zygmund Bauman , filósofo contemporâneo que apesar de estar com o pé na cova ainda reside na Inglaterra, apresenta por meio de seus livros, a “modernidade liquida”, que se deve a fluidez da vida contemporânea, e como estamos vivendo com isso(usando uma aula interessante como post, a gente se liga em você).
Como exemplo, vamos usar um carro.
Os mecânicos de antigamente, ao pegarem um carro para consertar, primeiro viam qual era o problema, e eles incansavelmente faziam de tudo para o consertarem a peça com quebrada, literalmente.
Hoje a coisa é mais fácil, pois existem ferramentas que custam trilhões de dólares,  mas que auxiliam na busca do problema, facilitando assim a troca da peça do automóvel.
Pode não ser na época dos seus pais, mas tenho certeza que seus bisavós  e avós, vão confirmar que antigamente, os relacionamentos duravam por muito mais tempo, até porque, não havia aquela sede tão grande por diversão e beijar na boca, pois não era uma exclusividade para atingir a felicidade. E posso apostar que a maioria dos avós de vocês estão juntos até hoje, ou viúvos, mas que viveram desde sempre com o(a) mesmo(a) companheiro(a). As pessoas(antigamente pelo menos), por incrível que pareça, passavam a primeira metade de suas vidas, planejando a segunda parte delas.
Hoje não, né mesmo??? Saímos para curtir em festas, pubs, boates, e sempre(invariavelmente) em busca de alguém para beijar,transar, e não existe nada além disso, apenas o desejo de possuir um outro corpo sem criar qualquer vínculo com ele.
Parece péssima a comparação do carro( que ficou meio sem sentido), mas com qualquer relacionamento entre amigos, ou namorados, as coisas estão tomando o mesmo rumo(desconexão).
É como falar sobre amizade x afinidade.
Você está em determinado lugar, e por um acaso conhece alguém. Mas não quer dizer que vocês tenham de virar amigos para sempre por conta disso. È adaptável, apenas uma necessidade do momento. A amizade pode surgir,claro, mas não é regra. Porém a amizade, quando cultivada(gay,gay), pode durar anos e existe um certo comprometimento.
Nossa geração está cada vez mais inconstante, nos distanciamos do vínculo criando apenas uma conexão, que facilmente pode ser rompida, desligada, apagada. Temos como exemplo o facebook. Caso você não queira determinada pessoa em sua página(porque se ela falar de como a vida dela é perfeita,ela vai virar tapete pra satanás), você simplesmente vai lá no botãozinho e clica em desfazer amizade. Pronto! A pessoa sai da sua "vida".Simples,prático e fácil.
Pena que não existe um botão assim pra vida real.
È como dizem: “hoje em dia nada é feito para durar, somente para substituir. Tudo é descartável".
No final dessa desgraceira de vida, parece que nunca encontraremos o ponto de equilíbrio ideal, mas também nunca deixaremos de buscá-lo.
A questão central é everybody: As pessoas também estão se tornando descartáveis?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falsa Testemunha| Karin Slaughter | Resenha

Sobre porcarias de pitacos que dão errado

A Cova da Minha irmã | Resenha