Resenha de IT: A COISA, Stephen King




A história
A história se passa em Derry, no Maine e conta sobre a vida de 7 crianças de 11 anos, que se uniram após passarem por experiência com Henry Bowers, uma criança extremamente cruel que fazia questão de atormentar todos eles e também por todos terem tido uma experiência diferente com "A Coisa".
Eles se auto intitulam como "O Clube dos Otários", são: Bill Denbrough (o gago), Rich Tozier (o comediante), Ed Kapsbrack (o hipocondríaco), Stan Uris (o Judeu),  Bev Marsh(a Garota), Ben Hanscom (o gordo) e Mike Hanlon(o Negro).
Eles se unem de maneira bem peculiar, á propósito, após a morte trágica do irmão de Bill, George, que foi apanhado por Pennywise, o Palhaço dançarino, quando ele brincava com seu barquinho e o deixou cair em um bueiro.


Após derrotar A Coisa pela primeira vez, eles fazem uma promessa de sangue de que, se "A Coisa" ressurgisse, eles voltariam para acabar com ela de uma vez por todas.
E assim, cada um deles seguiu seu rumo, inclusive saíram da cidade de Derry, exceto Mike, que acabou ficando e se tornando o bibliotecário local, nada de excepcional acontece com ele.
Apesar de estarem longes, eles tinham coisas em comum: eram ricos sem esforço e não possuíam filhos(menos o Mike).
28 anos depois, Mike entra em contato com cada um deles a fim de informar que o ciclo recomeçou e eles precisam entrar em ação! Só que algo muito estranho aconteceu: eles não se lembram de mais nada do que aconteceu naquele verão. Então um a um voltam á Derry no escuro apenas se lembrando de fragmentos em um missão que pode custar a vida deles.


Opinião da leitora
Bom, gente! Eu simplesmente amei esse livro. É a primeira obra que li do Stephen King e fiquei completamente apaixonada.
Ele possui um modo de escrita tão rica, tão encantadora, que você começa e não quer parar até saber o motivo de cada incógnita. Ele tem o poder de te introduzir no meio da história e você realmente se sente no meio de tudo aquilo, como se fizesse parte do Clube dos Otários pronta para combater todo o mal que  A Coisa possa fazer!
Stephen é bem detalhista, mas são detalhes necessários para que entenda o enredo, partindo que ele se passa entre o passado e presente dos personagens. Cada linha é uma delicia de ler, então as 1104 páginas se tornam um número irrelevante e no final você não quer que a história termine!
No livro também há o levantamento de questões éticas e morais, tanto com relação á preconceito, racismo, assédio moral e sexual, bullying...enfim, trás muito dilemas que no final não está tão distante assim do mundo ao qual vivemos.
Quanto ao "TERROR", do livro, pensem bem: uma criatura da qual as crianças não sabem muito sobre o que é, da onde vem e o que pode fazer... Que pode assumir a forma de qualquer medo irracional que você tenha... Mexe bastante com o psicológico, pois passamos a ver tudo com olhos infantis também, mas o título Terror não é bem adequado para essa obra. Consegui me conectar mais a história de todos eles com o terror em si presente na obra. Fora que ele explora com maestria todas as peculiaridade dos personagens.

Informações finais

O lançamento de IT, a Coisa foi em Setembro de 1986, pela Editora Vikings Press e aqui no Brasil foi lançada em 2001, pela Editora Objetivo.

Enquanto em 1990, o livro sofreu a adaptação para uma série de TV e posteriormente convertida em um filme intitulado: IT: A obra do medo. Temos também a adaptação de 2017 e já confirmada a versão de 2019 que trará o desenrolar final da trama!

(Pennywise, O Palhaço Dançarino,1990)

(Pennywise, 2017)

E ai, vocês já leram ou viram aos filmes? Vamos conversar aqui nos comentários! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falsa Testemunha| Karin Slaughter | Resenha

Sobre porcarias de pitacos que dão errado

A Cova da Minha irmã | Resenha