Influenciadores Digitais, o Ranço!


Cara, muito difícil escrever essa postagem, mais ela é muito necessária! 
De uns tempos para cá, os Influenciadores Digitais tem ganho muito espaço nas mídias sociais. Mas como isso afeta nós, pobres mortais? 
Veja bem, eu Laís Franco, sou CRIADORA DE CONTEÚDO. Muitas vezes me considero uma influenciadora, partindo do pressuposto que todos os seres humanos são influenciadores e influenciáveis. Mas na grande realidade da vida, sou uma CRIADORA DE CONTEÚDO. E sim, existe diferença. 
INFLUENCIADOR DIGITAL, óbvio, influencia. Ele pode não usar o produto ou serviço, mas ganha com publicidade para influenciar as pessoas de que elas precisam, assim como um VENDEDOR faria para exercer seu trabalho e ganhar a sua comissão. Alguns exemplos de pessoas que fazem esse trabalho: GISELE BÜNDCHEN para a Pantene, Sky, a Rainha dos baixinhos XUXA, para a Monange, IVETE SANGALO, para a Piracanjuba, Vivo... 
Além de ganhar o dinheiro divulgando nas redes sociais, muitas vezes também ganham o produto ou serviço em questão como parte do pacote.
E ai entramos naquele velho dilema de ÉTICA x BOM SENSO. 

Enfim, isso se chama publicidade, meus amores. Não é justo e não parece certo, mas ganha-se dinheiro para divulgar. Comerciais são feitos por pessoas que querem promover e alavancar a venda de determinado produto ou serviço e são contratados modelos ou atores para isso. Na verdade eles não usam e estão ali trabalhando.
As mídias sociais, nos últimos tempos tem movimentado e impulsionado esse mercado com força, mas para isso tem usado os temíveis Influenciadores para as divulgações. 
Pode entrar nas redes sociais de algum "Influencer" que você gosta e acompanha e olhe os comentários quando se trata de publicidade sinalizada ou não: "Nem usa o produto, porque está divulgando?", "Se vendeu para fazer publicidade", "Perdeu a essência e se vendeu divulgando produtos que não usa". 
E eu fico me perguntando: Porque a pessoa se venderia? Se ela é boa no que faz, no caso não levando em consideração de onde veio mas sim aonde chegou, porque ela não poderia ganhar dinheiro fazendo divulgação? 
Acredito que hoje em dia, compra quem quer. Ninguém aponta uma arma na cabeça de outros e fala "Agora estou influenciando, compra isso agora ou você morre ou vou sequestrar toda a sua família". Existem pessoas que sucumbem mais facilmente por "N" razões psicológicas, mas que precisa ser tratada na mente de quem sente. 
Eu, por exemplo, sou blogueira e criadora de conteúdo a quase 10 anos e podem apostar que já vi de tudo nessa internet. Muitas vezes eu já fui influenciada e não somente por pessoas digitais ou famosas, mas por pessoas reais quando fui em uma loja comprar um sapato e saí com um look inteiro, ou quando fui comprar "x" item de maquiagem e sai com quase 10 produtos da loja. A intenção sempre será a mesma, ganhar dinheiro. Sendo a pessoa famosa ou não. Ambos fazendo o mesmo trabalho, então porque é tão errado? 
Lembrando que esse texto é apenas uma reflexão, não estou defendendo ou  impondo o que é certo ou errado, afinal, o que nos difere é que temos opiniões de diferentes e que cada cabeça é um guia. 
Falei, falei e nem expliquei o que um CRIADOR DE CONTEÚDO, faz. Basicamente, nós da classe, compramos um produto ou serviço e por vezes recebemos da marca também, e criamos um conteúdo a cerca dele. O que também acaba sendo uma divulgação, porém mais detalha, como por exemplo: eu comprei uma base em uma loja da 25 de março e depois de usar e testar o produto, produzi um vídeo: 


Nesse vídeo eu falo sobre cheiro, textura, durabilidade e o que eu achei da base. O que acaba sendo bem relativo porque cada pessoa possui uma experiência diferente com determinados produtos, mas anyway, de qualquer forma essa base foi uma péssima aquisição, me arrependo amargamente. 
Mas, o que eu quero dizer é que rolou uma experiência e pesquisa por trás dessa divulgação e eu não ganhei nada para isso, sendo ela POSITIVA e NEGATIVA.
Mas vale ressaltar que alguns produtores também ganham para claro, produzir! Porém com mais conteúdo. 
Eu sou muito ativa nas redes socais e tenho muitos colegas Influenciadores. Eu vivo os dois lados da moeda porque já comprei coisas por indicações de alguém que eu gostava falando que o negócio dava super certo e no final não deu foi é bosta nenhuma, mais ai aproveitei e já mostrei para o mundo ou quem quisesse ver que não é bem por ai. 
Porém o que é bem verdade: nem tudo que dá certo para algumas pessoas, vai dar certo para outras. Mesmo ela usando o produto ou apenas ganhando sem testar real. 
O que podemos fazer para solucionar esse Ranço instalado? 


Cara, as opções são: Parar de acompanhar influenciadores que você sabe que estão apenas fazendo publis e estão cagando para que os seguidores e consumidores acham e vão gastar dinheiro se o trem não prestar OU simplesmente usar o nosso bom senso para com o que nos deixamos levar. Parem para pensar, o que vocês teriam comprado pelo simples fato de se sentirem influenciados seja por quem for? 
Eu no caso já estaria falida e com muita coisa inútil parada em cima do guarda roupa,  porque sou muito muito consumista e quero tudo que eu acho legal. Muitas das inúmeras vezes gastei dinheiro, na verdade joguei fora meus pobres Money's por coisas que não valiam a pena. 
Na nossa vida, nós sempre temos opções: ou temos controle das nossas ações ou deixamos outras pessoas terem por nós. Ai não adianta reclamar, né migles! Vamos pensar e avaliar o que vale ou não a pena. 

Procurando um pouco em hashtags nas redes, temos muitos  MICROINFLUENCIADORES e PRODUTORES DE CONTEÚDO que não são notados pelo público ou por empresas que são tão confiáveis quanto quem já está no auge, mas que possuem um conteúdo incrível e que vale e a pena pegar umas dicas. Mas com atenção é claro! E reforço, nós somos donos de nós mesmos. Avaliem, perguntem, pesquisem e questionem! 
Desde que aprendi a balancear o custo x benefício baseado nas pesquisas, eu tenho tratado meu dinheiro com muito mais carinho do que sair doando por ai! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falsa Testemunha| Karin Slaughter | Resenha

Sobre porcarias de pitacos que dão errado

A Cova da Minha irmã | Resenha